CGH Nogueira

CGH Nogueira está localizada no rio Chopim a 19,30 km da foz do rio Iguaçu, no município de São Jorge do Oeste -PR.

O empreendimento será construído na margem direita do rio Chopim e sem a necessidade de desvio do curso natural do rio. Também buscando menor impacto ambiental foi concebida com nova tecnologia em turbinas, do tipo StreamDiver da empresa Voith.

Assim as turbinas/geradores ficam submersas e são ambientalmente amigáveis, por sua operação ser isenta de óleo, baixo impacto visual e sonoro. A construção civil também é mais simples e com menor custo.

A CGH Nogueira possui queda de 8,00 m, com vazão turbinada de aproximadamente 80,0 m³/s, e potência instalada de 5,00 MW, terá 7,0 unidades geradores em sua operação
.


INICIO DA OBRA

A CGH Nogueira teve início em julho/2018, contemplando abertura dos acessos e adequação das estradas até o canteiro de obras.

Finalizado os trabalhos de abertura dos acessos, teve início a terraplenagem, construção do canteiro de obras e escavação.

A previsão de entrada em operação das sete unidades geradores será em agosto de 2020.




 


PROGRAMAS AMBIENTAIS
 
Na tentativa de mitigar os impactos causados pela instalação da CGH Nogueira, são realizados monitoramentos, atendendo os seguintes Programas Ambientais:

Programa de Gestão Ambiental Integrado: A gestão ambiental inicia-se nas primeiras fases projeto, passando pela etapa de construção e continua ao longo da vida útil da usina, a fim de minimizar os efeitos negativos e maximizar os benefícios do empreendimento, visando sempre a preservação do meio ambiente.
           
Programa de Gerenciamento de Resíduos: O programa consiste em informar e orientar os colaboradores sobre a necessidade de gerenciar corretamente os resíduos dos materiais provenientes do empreendimento.
           
Programa de Monitoramento da Qualidade da Água: O objetivo deste programa é acompanhar a qualidade da água em três pontos específicos da CGH Nogueira durante a fase de instalação.
 
Programa de Monitoramento e Controle de Macrófitas Aquáticas: O programa tem como objetivo o acompanhamento e o controle da proliferação das macrófitas aquáticas, visando reduzir a possibilidade de comprometimento das águas.
 
Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre: O objetivo visa o acompanhamento das espécies, através de métodos diretos e indiretos, nas áreas de influência da CGH, visando a conservação e medidas de preservação ambiental.
 
Programa de Salvamento e Resgate da Fauna:
O programa busca resgatar espécies da fauna terrestre que podem ficar isoladas em locais onde ocorre a supressão ou movimentação de solo.
 
Programa de Monitoramento e Conservação da Ictiofauna: O objetivo é avaliar a diversidade da ictiofauna em pontos amostrais específicos do Rio Chopim, identificar suas características e avaliar as suas condições de adaptabilidade frente à modificação do ambiente aquático.
 
Programa de Resgate e Salvamento da Ictiofauna: O programa busca resgatar espécies da ictiofauna que podem ficar isoladas em locais onde ocorre a diminuição do nível d’água ou em poças, durante a construção de ensecadeiras nas margens dos rios.
 
Programa de Monitoramento de Instabilidade dos Taludes: O programa procura garantir a estabilização do solo bem como promover a redução ao máximo dos possíveis impactos que venham a ocorrer durante a instalação da usina.
 
Plano de Resgate, Conservação e Manejo da Flora: O programa tem por finalidade garantir a perpetuação das espécies através do manejo adequado. Este por sua vez permite que as espécies endêmicas e/ou ameaçadas tenham a continuidade em seus desenvolvimentos em ambientes próximos aos de origem, mantendo assim as características naturais.
 
Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD: A aplicação do programa visa não somente critérios estéticos, mas também a manutenção da vida do entorno das áreas do empreendimento, buscando com isso manter o equilíbrio durante a instalação e operação, recompondo assim as áreas alteradas durante o fim das obras.
 
Programa de Supressão e Limpeza da Vegetação: O programa prevê ações e medidas a serem aplicadas durante a supressão e limpeza da vegetação nos locais destinados as estruturas do empreendimento. Tem por finalidade garantir o menor impacto possível e promover a organização e limpeza de maneira adequada.
 
Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental: O programa visa manter a comunidade informada quanto ao funcionamento da usina e possíveis impactos positivos e negativos que podem vim a ocorrer durante a instalação e operação e orienta-las em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos que envolvam a CGH.